sexta-feira, 24 de outubro de 2008


Quando


Quando o vento surge
e nos abala
remexe mas não cala...
no tempo que urge
Quando te olho
e te vejo
te ouço e escuto...
e depois te beijo
Quando te leio
e me enleio
e nos sinto...
não minto
Quando me altero
e acalmo
me movo e protesto
e por fim desespero
Quando me perco
e me acho
e me encontro
em nós...
Quando as palavras se perdem
e nos sulcam a voz
Quando a tristeza se instala
e na alegria se funde
se inala e nos confunde...
o abutre não cala
Quando te sinto em mim
mesmo na distância assente
nessa ausência presente...
simplesmente, assim


Por tudo e...por muito mais
Obrigado, meu PAI...

Fernando Peixoto (filho)

16 comentários:

Anónimo disse...

Professor Fernando Peixoto, li o seu poema e fiquei estarrecida!!! Que sensação estranha, emoções de arrepiar, à flor da pele...
Difícil analisar mas muito bonito e profundamente tocante!
Continue a iluminar-nos o caminho...

Bjs,

Isabel Fraga

Anónimo disse...

Mestre, Professor, Poeta...

Não sei se este poema significa o que eu penso, espero estar equivocado, mas presto-lhe a minha vénia. Grandes palavras, Mestre. Apenas dignas de um Homem íntegro e vertical, que muito nos honra com o seu saber e cultura. Que grande talento...perdoe-me as horas mas tinha de ver o seu blog. Muita classe! Parabéns.
É difícil encontrar pessoas como o Senhor, por isso a minha homenagem.
Até a minha mulher chorou (e isso é raro!!!).
Abraço do aluno e amigo,

Francisco Castro e Mello

Anónimo disse...

Encontrei aqui, Fernando, todo o sentido para o nome e a existência deste espaço.
Meu aplauso, todo incentivo, e que possas colher como retorno, os muitos frutos que semeiam os sentidos!
Parabéns,
Sylvia Cohin

joaquim disse...

De um amigo, do Fernando Peixoto, pai, felicito-o pelo seu blogue e pela coragem, parabéns.

Anónimo disse...

Engenheiro Fernando Peixoto, o meu grande abraço e os mais sinceros votos para que dê asas a esse talento para muitos desconhecido. Grande poema! Espero que continue em grande forma pois genialidade não lhe falta, bem pelo contrário!
Os seus fãs pedem muito mais. Até breve.

Pedro Costa

Anónimo disse...

"Pai", parabéns pelo blog. Sempre que puder, cá voltarei.
Beijinhos,

Joana Amaral

Anónimo disse...

"Pai", que poema tão cheio de amor. Lindo, lindo, lindoooo.....
Sem palavras. Beijinhos,

Joana Amaral

Anónimo disse...

Que belo poema prof. Fernando Peixoto. Fabulástico. Vai continuar nesta onda?
Ainda nos vai levar a um rio de lágrimas...rsrs

Força nesse talento incrível. Beijinhos.

Sara Caetano (ainda se lembrará de mim?)

Anónimo disse...

Fantástico Fernando.
Parabéns e continue...
Um abraço sentido.

António Carrapatoso

Anónimo disse...

Professor,

gostei muito!!!
Grande poema, que talento...
Desconhecia essa veia embora lhe reconheça outros méritos...
Que sabe ensinar, não é novidade...que sabe fazer pensar, também...que sabe estimular...agora tanta sensibilidade é obra!!!

Beijinhos da aluna e leitora ferrenha

Andreia Lima - ESPE

Anónimo disse...

Fernando,

Aproveitei para visitar o teu blog e, francamente, gostei! Equilibrado, elegante e à tua imagem. Quanto aos poemas, só quem não te conhece...
Continua com essa genialidade, meu amigo!
Para quando um livro de poesia?
Abraço,

Rui Nascimento

Anónimo disse...

Este sim, meu querido!
Belíssimo, arte e classe pura.
Quando te deixas ir, simplesmente arrasas.
Quero mais deste calibre...
Força e bjs da fã,

Paula Morais

Branca disse...

Olá Fernando,

descobri hoje o seu blog, estou a gostar muito e pelos comentários dos seus alunos vejo que os genes se mantêm com força e que há uma continuidade, querna boa relação e na arte de ensinar, quer no carácter. O seu pai deve sorrir de orgulho lá onde está.
O poema como sabe já o conhecia, este e os outros e acho que está no caminho certo. Pode contar com todo o meu apoio.
Voltarei com mais tempo para falar dos outros textos.
Beijinhos.
Branca

Anónimo disse...

Professor, «Pai», Amigo

Obrigado por mais esta bela prenda, por ser quem é e como é, por proporcionar estes momentos tão especiais.
Mais, please...
Bjinhos

Liliana Pais

Anónimo disse...

Professor Fernando,

Não vou conseguir comentar, mas aqui fica a minha grande e cada vês maior admiração por si...

Queria que soubesse que quanto mais o "descobro" mais o admiro e respeito.

Com muita, muita consideração, um abraço muito sentido.

Beijo muito grande.

Joana Silva Dias

Belladonna disse...

Que mais se pode dizer a um Pai do que um simples 'obrigado'?...
Transmitir-Lhe a consciência de dever cumprido, de amor recíproco, de lembranças eternas nos elementos da vida sensorial...
A gratidão é, se calhar, o sentimento mais complexo e desafiante desta nossa vida sempre tão imediata(mente) insatisfeita... E um filho que sabe o calor da gratidão só pode ser um grande filho, filho de um grande Pai.