quinta-feira, 19 de março de 2009

MEMORIAL

A meu Pai,



Agora que o tempo acelera

Perpassando célere como o vento

Se abre uma nova quimera

De querer, sentir e...invento.



Prostrado no espaço vazio

Deambulo entre nuvens e arcas

Universo de emoções parcas

Tabuleiro sem margens nem rio.


Agora que a memória desperta

Reavivando a alma que surge

A data impõe, o dia urge

Na saudade presente que aperta.


A noite chega depressa

Nos versos soltos da história

Que a lembrança atenta, essa

Transversaliza a memória.




Mais do que mil palavras, uma imagem. Mais do uma imagem vã, a lembrança na memória de uma história do amanhã...


Fernando Peixoto © Porto 2009

15 comentários:

Professor disse...

Fernando,

Os meus parabéns pela sua sensibilidade atípica. Você é um porta-estandarte raro e valioso da sua geração.
O seu pai deverá estar orgulhoso, embevecido e até comovido (algo não muito frequente nele pois só raríssimas pessoas o conseguiam), repensando muitas opções e prioridades a seu tempo tomadas e raramente compensadas como ele próprio me chegou a confidenciar.
Mal possa, voltarei.

Um grande, grande abraço.

E.M.

Anónimo disse...

Olá Fernando, finalmente!
Já sentia a tua falta...mais uma vez, um poema digno de ti.
Solta-me esse talento e faz-nos voar...

Beijocas,

Tucha

Anónimo disse...

Professor Fernando Peixoto,

Como tem andado? O tempo vai passando e a distância parece enorme.
Mais uma vez, um poema fantástico!
Fico à espera de mais obras de arte...

Beijinhos,

Catarina Dias (CD)

Anónimo disse...

Professor,

Um prazer entrar aqui neste espaço que mais parece um oásis.
Agradeço-lhe cada presente seu em forma de novos horizontes.
Um grande abraço.

JosÉ Carlos

Anónimo disse...

Engenheiro,

Quando posso, não perco a oportunidade de vir cá visitá-lo, aliás como já deve saber.
Mais uma vez, a sua sensibilidade contagiante consegue contagiar tudo e todos. Belíssimo poema.

Um grande abraço,

Pedro Costa

Zé Carlos disse...

Um abraço forte meu querido Fernando.

Realmente precisamos colocar em
dia nossos cafezinhos.

Venha sempre que puder, o prazer é nosso.

Zé Carlos

Anónimo disse...

Olá Professor!

Quantas saudades...
Espero que esteja como sempre,firme, carismático e catalizador!
Um imenso obrigado por tão genial veia...

Beijinhos,

Isabel Fraga

Branca disse...

Tenho lido e relido este poema, não o tenho ignorado.
Deixo um beijo, para si e para seu pai.
Obrigada pela visita.

[impressionou-me o primeiro comentário, não revi o seu pai naquela descrição].

Beijos.

Branca disse...

Peço desculpa por voltar e pela minha ousadia, mas o seu pai era emoção em cada palavra que dizia e escrevia, era emoção só a sua presença e até o seu silêncio, porque a sua estatura humana se reflectia à flôr da pele, na voz, no olhar e todas as palavras faziam sentido, porque só dizia o que sentia, cada gesto ou presença tinha uma forte dimensão humana. Hoje mesmo comentei um texto seu em Todo o Mundo é um palco, antes de vir aqui e comentá-lo na sua ausência é revivê-lo na verdadeira dimensão das suas palavras cheias de força, de quem sabe o que quer e o chão que pisa, de quem se entregou à vida e aos outros sem nunca olhar para tràs.
E deixo aqui também a minha homenagem a quem sempre soube assumir a vida com todas as emoções até ao fim.
Tenho orgulho de o ter conhecido por isso compreendo que o orgulho dos filhos seja imenso...e legítimo.
Beijos.
Branca

Sylvia Cohin disse...

"Mais do que mil palavras, uma imagem. Mais do uma imagem vã, a lembrança na memória de uma história do amanhã..."

Fernando querido, está tudo aqui, muito bem resumido! Mais uma vez tua preciosa sensibilidade sintetizando tão bem!
Assino embaixo. PARABÉNS!
O meu abraço atlântico.
Sylvia Cohin

Anónimo disse...

Meu caro Fernando,

Por vezes, venho visitá-lo até como contemplação...
O seu bom-gosto vai além da beleza semântica das palavras, extendendo-se às várias artes num cruzamento perfeito.
Belíssima melodia escolhida como fundo!
A minha humilde vénia.
Um abraço,

Tomás Lencastre

Sylvia Cohin disse...

Chegando para comemorar e aplaudir o som delicioso, complemento que certamente fará mais lindas e sugestivas as tuas rimas!
Adorei, Fernando, parabéns!

Um abraço atlântico/tropical, hehe

Sylvia Cohin

Rosa Peixoto disse...

Fernando
Lindo,lindo,lindo!!!
Que dizer mais?
As palavras me faltam,a emoção sendo muito grande...
Beijocas e parabéns pelo teu talento.
Rosa

Sylvia Cohin disse...

Olá Fernando!

Estava passando por perto e vim te visitar... hehehe
Muito obrigada pelas palavras generosas no blog, o que nos anima a mantê-lo com um carinho redobrado, principalmente por virem de ti!
Um abraço afetuoso,

Sylvia Cohin

Branca disse...

Deixo um abraço solidário, nestes dias que eram tão importantes para seu pai.
Creio que o sentirá mais por isso e é também por isso que estou aqui.
Branca